29 de março de 2007

O contexto é tudo

27 de Março, 5ª aula. Eis uma equação possível para definirmos a dinâmica do cinema face ao real (questões pendentes: que é o real? que é estar "face" ao real?):

REALISMO
(querer mostrar as coisas "como elas são")
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VEROSIMILHANÇA
(mostrar de modo a suscitar alguma crença
naquilo que se mostra)
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CONTEXTO
(aquilo que sustenta a verosimilhança
e pode favorecer alguma forma de realismo)
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PRODUÇÃO DE UMA NOVA REALIDADE
(NARRATIVA)


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Quando vemos os Pet Shop Boys no teledisco de Go West (real.: Howard Greenhalg, 1993), compreendemos que a tecnologia digital favorece novos arranjos das próprias representações que construímos: as suas personagens artificiais e artificiosas movem-se num mundo virtual em que, por exemplo, os símbolos do Ocidente (Estátua da Liberdade) e do Leste (a iconografia soviética) podem coexistir em nome do próprio espectáculo. Quando os vemos a caminhar na Praça Vermelha, em Moscovo, temos uma estranha prova de verdade: as personagens "falsas" estão num lugar verdadeiro, desse modo confirmando a sua própria e peculiar verdade.

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PopArt - The Videos (2003), dos Pet Shop Boys
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Personal Velocity (2002), de Rebecca Miller